quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

É Natal!

Gosto do Natal. Muito, mesmo. Pertenço àquela categoria de pessoas irritantes que antes de dezembro já estão a falar em montar a árvore. Gosto de luzinhas de Natal. De (fazer) embrulhos de Natal. Gosto de músicas de Natal. Prefiro as clássicas. As de Frank Sinatra. Enchem a casa de calor. São uma espécie de pozinhos mágicos que transformam o ambiente à nossa volta. Pintam a casa de tons vermelhos e dourados e a neve começa a cair, lá fora. 
Acho que até no Pai Natal acredito:) E quero muito que o meu filho acredite durante muito tempo. Que essa magia se prolongue por muitos anos. Farei tudo o que puder para que se mantenha. Quero, acima de tudo, que o Natal seja, para ele, muito mais do que desembrulhar presentes. Desembrulhar um já a pensar no próximo. Quero que o Natal seja sinónimo de partilha. Partilha com quem tem menos do que nós. Partilha de afetos com aqueles que nos são próximos. Nada me incomoda mais do que ver pessoas irritadiças a comprar presentes de Natal.  Um autêntico paradoxo, essa atitude. Para mim, o Natal não é isso. Talvez por isso, não digo, como tenho ouvido nos últimos tempos: "Com esta crise, não há Natal." Pode não haver o Natal consumista, o Natal cheio de sacos e embrulhos, mas o verdadeiro Natal haverá, com certeza. Enquanto houver uma mesa, comida sobre a mesa e as pessoas que amamos à volta da mesa, haverá Natal.
Cá em casa, já se sente o Natal. Já temos árvore e a casa já está decorada. Nada de excessos, que não têm muito a ver comigo (pelo menos, estes :) Alguns objetos espalhados pela casa. Na sala, a árvore, com decorações que se vão acumulando de ano para ano. Gosto que os objetos da nossa árvore contem histórias. Associo muitos deles a momentos, a pessoas. Gosto de olhar para a árvore e recordar os locais em que foram comprados, os contextos em que me foram oferecidos. As pessoas que mos ofereceram. Este ano, a decoração já inclui enfeites feitos no colégio, com a ajuda do Manuel. Apesar de feitos de cartão, são os mais valiosos de todos.
Através do meu filho, tenho recordado os Natais da minha infância de forma mais intensa. Ao ver o entusiasmo dele com as decorações e a sua falta de capacidade para esperar, recuo no tempo e vejo-me, pequenina, a desesperar, enquanto o meu pai desemaranhava as luzes da árvore e eu tinha de esperar pacientemente que chegasse a parte divertida: a decoração. Pendurar cada bola, cada sino, cada galão era uma festa. Nos anos 80, a decoração era finalizada com uma chuva prateada. Eu e o meu irmão adorávamos atirá-la para a árvore e ver o resultado. No fim, vestíamos os casacos e atravessávamos a estrada para ver o reflexo das luzes, da rua. 
Ainda hoje mantenho um pouco dessa criança que delira com esses pequenos rituais. Por isso, todos os anos, quando faço a minha árvore, sou criança novamente. Por umas horas, esqueço todas as preocupações. Por uns momentos, acredito que o mundo é um lugar justo e seguro. Por uns instantes, acredito que o mundo é um lugar pintado em tons de vermelho e dourado e que todas as pessoas são boas e felizes e inocentes.

A criança que pensa em fadas e acredita nas fadas
Age como um deus doente, mas como um deus.
Porque embora afirme que existe o que não existe
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica,
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir,
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer.

                                       Alberto Caeiro, in Poemas Inconjuntos




P.S.: Aproveito para convidar todos quantos me leem a dar as boas vindas à Patrícia no seu projeto a solo. Visitem o recém-inaugurado Food with a Meaning, um blogue que promete. Vejam só a primeira receita e digam-me se estou errada.

15 comentários:

  1. "Its the most wonderful time of the year"......concordo com tudo que disete, havera sempre Natal, enquanto tivemos familia, amigos, e um mesinha com qual quer coisinha para comer !! BJOSSSS

    ResponderEliminar
  2. Ilidia que linda arvore. Vou já ver o novo blog.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. GOSTEI MUITO DO TEU POST, TAMBÉM JÁ GOSTEI DO NATAL,ACHAVA LINDO AS CRIANÇAS ACREDITAREM NO PAI NATAL MAS AGORA QUE O MEU FILHO JÁ TEM 13 ANOS A MAGIA DE NATAL ACABOU JÁ NEM FAÇO ÁRVORÉ DE NATAL.
    ÁS VEZES GOSTAVA QUE O TEMPO VOLTASSE ATRAZ ....
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Que lindo texto!
    Acho que estou a ficar viciada em ler os teus textos!
    Quando é que me escreves uma carta? Lol!!!!
    A árvore de natal está muito gira.
    Parabéns!
    beijinhos e bom feriado (eu estou a corrigir testes)
    Até amanhã.

    ResponderEliminar
  5. Está então inaugurada a época de Natal... o coração fica mais quentinho e é uma espera muito ansiada, sobretudo pelas crianças. Os meus filhos acabaram agora de escrever (com as letras ditadas por nós) as cartas ao Pai Natal.
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ler o teu post, acabei por recuar à infância e recordar natais de outros tempos. Adorei o último parágrafo Ilídia :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ilídia, gostei muito de te escutar.
    Crianças pequenas fazem a magia do Natal.
    Que linda a tua árvore, hoje também andámos em decorações natalícias.
    Agora vou visitar a nossa Patrícia:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Às vezes penso o quanto é engraçado o mundo dos blogs e como conseguimos encontrar pessoas que pensam como nós.

    Este podia ser o meu texto sobre o Natal. As luzes, os embrulhos, as canções de Natal, a partilha de afectos, a família reunida à mesa, ... ADORO!!!!

    E para te animar, os meus filhos foram criados num ambiente Natalício idêntico ao teu e acreditaram até tarde no pai Natal. E hoje com 23 e 19 anos ainda exigem, por exemplo, calendário do advento. Coisa de crianças? Não para eles!!!

    Excepcionalmente este ano a árvore só será feita no domingo porque o meu filho mais velho está fora este fim de semana e como só regressa domingo pediu para adiarmos a decoração da árvore para esse dia!!!

    Como vês o Natal

    Beijinhos!!

    Ah! e já agora, todas as minhas amigas gozam quando digo isto mas eu gosto de acreditar que o pai Natal existe mesmo!!!!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Ilídia!!!

    Um texto muito bonito, que reflete o que a maior parte de nós sente... O Natal!!! Eu tb acredito que o Pai Natal existe... pelo menos no nosso coração... A magia desta altura do ano faz com que seja a minha época do ano preferida... a família em minha casa, a lareira, a música... a comida...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Não poderia estar mais de acordo. Gosto muito da tua árvore :) bom fim-desemana.

    ResponderEliminar
  11. Acho então que pertenço à mesma categoria. Também já há árvore. Apesar da montanha de testes para corrigir no feriado. Mas tinha de ser feita ontem. O meu filho ficaria triste. Andou a contar os dias que faltavam para a árvore mais brilhante de todas. E consegui dar-lhe isso. Não é uma coisa assim muito difícil. Nem sequer é preciso muito para que aconteça uma árvore brilhante nas nossas casas.Sim. Já é Natal. Outra vez. E lindo que assim seja. Fico feliz ao olhar a sua árvore, sabia? E as meias quentinhas do seu filho. Coisas boas que a mãe Ilídia dá ao seu pequenino.

    Um beijo de bom fim-de-semana para si e para os seus. Junto da árvore linda deste ano. E que partilhamos convosco.

    Mar

    PS: Li o seu email já tarde. Registei tudo com carinho. E vou responder com o tempo que a Ilídia merece. Entretanto, estou triste. Muitas negativas numa das minhas turmas do 12º ano.

    ResponderEliminar
  12. Ilídia, revi-me por completo na descrição tão pormenorizada do vosso Natal. O da minha infância era exatamente assim. Coincidências?! Ou então os nossos pais cumpriram muito bem o seu papel porque nos fizeram acreditar durante tantos anos no essencial desta quadra. Espero que nesta época que se fala de crise elejamos o verdadeiro espírito natalício e não nos preocupemos com prendas e com todo esse frufru e agitação despesista.
    Por ser este um post tão especial e mágico para ti, sinto-me muito sensibilizada por divulgares o nascimento do meu espaço a solo, o food with a meaning.
    Obrigada.
    Um beijo para ti e outro para o menino com peúgas de rena.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  13. Amiga: ao ler o teu texto só me fez relembrar uma das razões pelas quais somos tão boas Amigas: temos, de facto, mts coisas em comum:) até parecia um texto redigido por mim (q tb n escrevo mal de todo,modéstia à parte, mas NUNCA tão bem cm tu:)). Sabes, ainda ontem falava c a minha irmã sobre isso: a minha mãe tb nos educou a acreditar no Pai Natal, a fazer a árvore, o presépio,..., enfim, a DELIRAR com esta altura do ano! Eu fiquei c o "bichinho" dela, a minha irmã nem por isso, mas este ano está mt diferente, o q só me deixa mt feliz! Tal cm tu, e cm a minha mãe, espero incutir este mm espírito natalício no meu Francisco, pois acho que dó ganhamos todos! Continua a escrever!!! É sp um enorme PRAZER
    ler os teus posts!!! Beijinho mt Gd e... Joyeux Nöel:))))) Márcia

    ResponderEliminar
  14. Eu também acredito no Pai Natal :)
    A tua árvore está linda!!!
    Ena, a Patrícia já tem blogue. Vou espreitar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei a tua árvore e este texto está fabuloso.
    Mas não há dúvida nenhuma que do que eu mais gostei foi daquele pezinho "de meia". Cutchi!
    Bjcas.
    Maria

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.