quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um jantar especial

O meu marido fez anos na passada semana. Apesar de ter tido um dia cheio, quis fazer-lhe um jantar especial. Um jantar com uma ementa toda a pensar nele. Escolhi aquilo de que mais gosta. Bons ingredientes que não exigissem confeções muito elaboradas. Queijos, vinho tinto, carne e chocolate. Comida simples e saborosa. Comida despretensiosa, livre de modas. Comida genuína, autêntica, honesta. Assim como ele :)
(A mão já me ia escorregando para escrever umas lamechices sobre ele, mas ele não iria gostar. Não de as ver aqui. E eu respeito isso, claro :)

Enquanto ia preparando o jantar, fomos petiscando queijos com compotas, acompanhadas com vinho tinto.


O prato principal foi Filet Mignon à regional, que tento reproduzir desde que o comíamos num restaurante que costumávamos frequentar na ilha Graciosa. 


No talho, pedi que cortassem a carne em medalhões com cerca de 2 cm de altura.
Na véspera, temperei os medalhões com alho (4 dentes por medalhão), massa malagueta (daí o nome "à regional"), sal e vinho branco (para 4 medalhões, usei cerca de 1 dl).
Coloquei numa frigideira 1 colher bem cheia de manteiga. Depois de derretida, fritei a carne (poucos minutos de cada lado). Retirei-a do lume e mantive-a quente. Ao molho que ficou na frigideira, juntei a marinada da carne e deixei ferver.
Servi a carne com o molho, batatas fritas às rodelas, com a casca (na Actifry), e espinafres salteados.


Não houve bolo de aniversário. Pelo menos não um bolo convencional. Houve a sobremesa preferida dele, Delícia de chocolate, na qual pus uma vela, e cuja receita podem consultar no Receitas ao Desafio.


 E eu e o Manel cantámos os parabéns e batemos palmas. No fim, o Manel ficou confuso e cantou: "... para o menino PAI uma salva de palmas."
Quem disse que uma festa de aniversário perfeita tem de ter muita gente e muitos pratos e um bolo  decorado? 

25 comentários:

  1. Na festa foram poucos mas bons!!!!
    E deve ter sido um final de dia de aniversario maravilhoso....

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. O P é um marido sortudo... que comidinha apetitosa!
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Estes aniversários cada vez mais teem mais valor para mim. Habituei-me a fazer aniversários assim quando vivi no Continente, eramos só nós os três, por isso tinha de ser assim. E eram sempres especiais com muito carinho e amor. Contudo mesmo já estando a viver perto da familia, continuamos a fazer assim, na nossa privacidade.
    Gostei muito da ementa que preparás-te para o aniversário do teu marido, simples mas com sabor. Parabens atrasados para ele :).
    O meu não tarda a fazer, agora tenho eu de pensar na ementa :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. é muito mais saboroso as festas assim sobre tudo as nossas quando já somos adultos, a festinha com os nossos pilares as minhas também são assim, só a princesa é que já exige uma festa grande ... beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E ficou um jantar digno de um lorde. Muito bem, ficou um capricho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Dispenso os bolos decorados, os balões e os apitos (e acho que o seu marido também não ia apreciar, lol). Já as tostinhas com o queijo e a compota caseira, não digo que não!

    ResponderEliminar
  7. Ilidia
    Numa festa perfeita tem de se sentir amor, a vossa festa, pelo teu relato transparente, foi PERFEITA.
    Parabéns ao aniversariante e familia
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. De certeza o teu marido adorou. Pudera com tanto mimo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá :)

    Este jantar ficou com um aspecto maravilhoso.

    Parabéns!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ficou tudo com um aspecto maravilhoso, Ilídia. E às vezes as melhores celebrações são essas, as que fazemos intimamente, com muito amor. Parabéns (de novo) ao Paulo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou tud com uma aspecto delicioso, e o prato principal digno de um restaurante! :) Muitas felicidades, e que conte muitos.

    Beijinho,
    Tania.

    ResponderEliminar
  12. Acho que não. Que um aniversário não precisa daqueles sinais todos e inequívocos. Pode ser "só" sentido. E vivido de acordo com o que é sentido. Celebrações íntimas de coisas que até apetecia espalhar aos quatro ventos. Mas que podem ser assim como fizeste. Especiais. Muito de casa.
    Mais parabéns ao teu marido. Que sorri, complacente, quando lhe dizes que vais falar um bocadinho com a Mar. E que não demoras nada:) Como se isso fosse possível, tagarelas como somos:)

    Um beijo para a família que celebra a vida todos os dias.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Eu diria que isso é uma festa de aniversário restrita!
    As coisas boas da vida são as mais simples.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Ilídia, antes de mais muitos parabéns ao marido.
    Cada vez mais aprecio este tipo de comemorações em familia.
    A vossa noite foi especial, que bons momentos que passaram os trés.


    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Muitos Parabéns ao maridinho :)
    Sim, hoje em dia somos inundados de ideias de que é obrigatório, para tudo e para nada, fazer grandes festas e grandes alaridos. Mas a verdade é que sabe bem fazer algo especial muito mais recatado. A mim parece-me simplesmente perfeito esse jantar de aniversário, especialmente com essas maravilhosas entradas e um copinho de vinho :D

    ResponderEliminar
  16. Parece-me perfeito esse cenário de aniversário. Eu que gosto de celebrar o dos outros mas que procuro que o meu seja invisível! Também o celebrei na semana passada, por outras paragens, apenas com o meu marido e sem bolos ;)
    Será que fazemos anos no mesmo dia?! Parabéns ao seu marido, pelo aniversário e pela família encantadora!
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. É a simplicidade destes momentos que os tornam únicos.
    Adorei a ementa!!!
    A receita do Filet Mignon à Regional fica guardada para experimentar num dia especial!!
    Obrigado pela partilha deste momento tão vosso, e assim baixinho para ele não ouvir, muitos parabéns ao marido!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Muitos Parabéns ao marido, teve direito a um jantar mesmo apetitoso!

    ResponderEliminar
  19. E a vida é cheias destas little things, destas atenções para com quem gostamos. E aqui lembrei-me do teu post sobre Valorizar. Este foi sem dúvida um jantar preparado com carinho para quem reconheces valor todos os dias. Uma retribuição repleta de significado.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  20. São estes aniversários os mais valiosos, que recordamos com muito carinho. Parece ter sido uma refeição bem especial e em família é o que interessa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Ilília são estes pequenos jantares que ficaram na mémoria, feito com carinho acredita que o marido não vai esquecer.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Obrigada a todas pelos vossos simpáticos comentários. Mostrei ao meu marido as mensagens de parabéns e ele agradece.
    Estes jantares são especiais. No fundo, todos são. Sejam de aniversário ou não. Estarmos os três juntos, no fim de um dia de trabalho faz com que tudo valha a pena. Apazigua tudo. E são estes momentos que têm de ser valorizados. As coisas que parecem pequenas e que, no fundo, são as que fazem a verdadeira felicidade. Cada vez mais acho que só quem é capaz de as apreciar é capaz de ser feliz. Ver o lado bom da rotina, uma palavra sempre tão maltratada.
    Beijos para todas.

    ResponderEliminar
  23. O teu marido e o meu devem ser irmãos!!
    Gostei imenso do jantar, é mesmo o tipo de refeição que gostamos aqui em casa. Até começamos com queijos e compotas (tenho uma de figo que trouxe de POrtugal, que é uma delícia!)

    um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Uma festa de aniversário tem que ter muito amor, e esse não faltou ai, por isso foi a festa perfeita.
    Um beijinho e parabéns ao aniversariante

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.