sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dias bons

É bom parar. E ter tempo. Tempo para fazer aquilo de que mais gosto. Ler mais. Ver filmes. Séries. Ir para a cozinha. Não fazer nada. Preguiçar no sofá, a navegar na Internet. Dormir. Abrir caixas de fotografias antigas. Recordar pessoas e lugares. Recordar momentos. Estas férias (pausa letiva, para ser politicamente correta :), houve tempo para tudo isto. E ainda houve tempo para levar o Manel novamente à Quinta do Galo, onde pôde ver ainda mais pintainhos do que da outra vez. E onde andou de pónei.

E houve tempo para o levar ao Relvão, no Monte Brasil, onde andou de baloiço com o amiguinho Afonso, sob o olhar dos adultos, que conversavam preguiçosamente, estendidos numa manta, com o mar e os Ilhéus das Cabras à frente.

 Na hora do lanche, este bolo de abóbora delicioso, que a Maria levou, e estas mini-sandes que fiz antes de sairmos. Há, realmente, dias bons.


Pães de leite
Para cerca de 15 pães:

500 g de farinha de trigo T65
250 g leite
80 g de manteiga
80 g de açúcar amarelo
15 g de fermento fresco de padeiro ou ½ saqueta de fermento seco (cerca de 5 g)
Uma pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar


Preparação na Bimby:




Coloque no copo todos os ingredientes, exceto a farinha, e programe 2 minutos, 37 graus, velocidade 1. Adicione a farinha e programe 10 segundos, velocidade 6. Depois, amasse 3 minutos, velocidade espiga.
Forme uma bola e deixe que levede tapada, até duplicar de volume, aproximadamente 30 minutos.

Preparação tradicional:
Aqueça ligeiramente o leite e dissolva o fermento e a manteiga amolecida. Faça um vulcão com as farinhas, o açúcar e o sal e, no meio, coloque os líquidos. Amasse muito bem durante uns minutos, até que a massa ganhe mais ar e elasticidade e se solte da bancada. Forme uma bola, coloque num alguidar tapado com um pano e deixe que levede até duplicar de volume, aproximadamente 30 minutos.

Aqueça o forno a 200 graus, com uma tacinha vazia lá dentro.
Faça bolas de 60 g e disponha-as num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal.
Deixe levedar mais trinta minutos, enquanto o forno aquece.
Bata a gema de ovo com um pingo de leite e pincele os pães.
Leve os pães ao forno cerca de 15 a 20 minutos e encha a tacinha com água a ferver para criar humidade no interior do forno.





9 comentários:

  1. Sabem tão bem, dias assim! As fotos estão lindíssimas, Ilídia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Há dias que são repletos de coisas boas e que merecem ser bem passados e com um lanche destes não há quem resista! Os pães de leite parecem muito bons e são ideais para um lanche!
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Ilidia que bom ter tempo para as coisas que mais gostamos, e proporcionar momentos de divertimento para o manel.
    O pao esse foi o lanche perfeito.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A quinta do galo é mesmo fixe. Passa-se lá momentos mt bons :)

    Bela receita de pães de leite ;) vou levar cmg :) bjins

    ResponderEliminar
  5. Um dia muito relaxante e bonito. As fotos estão de abrir o apetite. Adorei o pormenor da sandes dentada, a dizer que por ali passou alguém e que esse momento tão bonito existiu e foi apreciado.
    um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que foi uma tarde bem passada! Os nossos meninos adoraram e nós pusemos a conversa em dia... E o lanche?... 5*
    Bjto.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Não resisti a estes scones e este fim de semana fiz duas fornadas :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.