quarta-feira, 2 de maio de 2012

Uma Quiche Lorraine para o mestre do suspense

Desde manhã que os pássaros andavam diferentes. Para além de me parecerem em maior quantidade do que o habitual, estavam todos alinhados nos fios de eletricidade, com um ar ameaçador. 

                                                         Imagem retirada daqui

Acordara apreensiva, com uma sensação estranha. E aqueles pássaros pareciam estar a agoirar qualquer coisa. Oxalá este jantar corra bem, pensei. O meu marido não achou muita graça ao facto de ter uma personagem tão sombria em casa: Aquele homem causa-me arrepios. E sabes da fama dele com as mulheres. Respondi-lhe que não se preocupasse. Só as loiras corriam perigo.
Mal ouvi o toque da campainha, dirigi-me à porta. Através do vidro, pude perceber a silhueta inconfundível do meu convidado.

                                                Imagem retirada daqui 

Pedi-lhe que entrasse. Seguiu-me, em silêncio. Apesar de nervosa, eu estava fascinada por ter em casa o mestre do suspense, um dos realizadores mais importantes do século XX, de cujo trabalho sou uma admiradora fervorosa. Servi-lhe uma Quiche Lorraine, um dos pratos preferidos do homem que um dia declarou "I am not a heavy eater. I'm just heavy, and I eat".
Durante o jantar, falámos dos primeiros anos em Inglaterra, da mudança para os Estados Unidos, recordámos filmes, personagens, atores... Perguntou-me qual o meu filme preferido. Depois de uns segundos de reflexão, respondi:  A corda. Pareceu-me ter gostado da minha escolha. Em termos técnicos, foi dos mais difíceis de filmar. E muito inovador para a época, declarou, com orgulho. Entusiasmou-se quando falou de Grace Kelly. Quando mencionei Tippi Hedren, desconversou. Afinal o que se diz deve ser verdade, pensei.
No fim do jantar, mostrei-lhe a minha coleção de filmes e de livros sobre a sua obra. Pareceu-me impressionado e reconhecido.


O ar sombrio raramente o abandonou. Mesmo quando dizia uma piada, fazia-o num tom sinistro. E até quando me agradeceu o jantar, fê-lo com um sorriso ambíguo, difícil de decifrar.
Depois de nos despedirmos, pensei que nunca tivera um jantar tão estranho. E enquanto atravessava o corredor, em direção ao quarto, arrepiei-me. A sensação de que alguém me seguia. Vou tomar um duche, a ver se acalmo. Inexplicavelmente, decidi tomar um banho. Ainda bem. Talvez tenha sido a minha salvação.


Quiche Lorraine (sem crosta)

Ingredientes para 6 pessoas
- 3 ovos grandes
- 120 g de farinha de trigo
- 500 ml de leite
- 100 g de queijo ralado em fios (emmental, gruyère...)
- 100 g de fiambre cortado em cubos pequenos
- 100 g de bacon cortado em palitos finos
- pimenta preta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma tarteira com papel vegetal e reservar.

Numa tigela grande, misturar muito bem os ovos e a farinha com o auxílio de uma vara de arames. Juntar o leite aos poucos, mexendo constantemente.

Temperar com pimenta. Adicionar o queijo ralado, o fiambre e o bacon. Misturar novamente.

Espalhar o preparado na tarteira e levar ao forno por 40 minutos, a 180ºC.

Retirar a quiche do forno. Deixar repousar por 10 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a quiche quente, morna ou fria. Acompanhar com salada mista.

Fonte: http://elvirabistrot.blogspot.pt/2009/04/quiche-lorraine-sem-crosta.html

Com esta receita, participo na 4ª edição do passatempo "Convidei para jantar...", promovido pela Ana, a decorrer, este mês, no  blogue Menu Verde

15 comentários:

  1. Oi Ilidia
    Agora até pensei que ias falar do mesmo que eu (mas tu estás a falar do pai do suspense e eu falarei de...vais ver...(mas não j+a está agendado para mais tarde)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ai ai ai! Ainda me lembro de quando vi o "Pássaros". Acreditas que nunca mais consegui olhar para os bichos da mesma forma???? Pois. Nem tomar um duche sem pensar "e se entrava alguém aqui em casa e me esfaqueava"... (isto claro se estiver sozinha em casa!). Ele é responsável por muitas das minhas ideias "aterrorizadoras". Ah pois. Mas é um mestre. E o suspense dele mantém-se para o resto da nossa vida :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídia
    Por momentos acreditei que esse encontro aconteceu. E tive arrepios!
    Em miúda fiquei absolutamente perturbada com os Pássaros. Desde então nunca mais vi nenhum filme dele. Mas acho que isso vai mudar...
    Um abraço daqui.
    Guida

    ResponderEliminar
  4. Ilídia, que bela escolha! E agora já sei que não és loira :D
    Excelente participação ;)

    ResponderEliminar
  5. Que convidado tão nobre. Também eu vibro com os filmes de Hitchcock. Um verdadeiro mestre de suspense.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ilídia, uma maravilhosa escolha!
    Confesso que teria algum receio de o convidar, mas tal como tu não sou loira :)
    Parabéns pela participação, conseguiste recriar um pouco o clima de suspense dos clássicos do Hitchcock... até tive arrepios!
    (lembro-me de ter ficado amedrontada em pequena ao ver Os Pássaros)
    E linda quiche. Perfeita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ilídia, que convidado assustador e perturbante! A descrição do jantar está fantástica, prendeste-me do princípio ao fim! Confesso que não sou uma fã fervorosa, só a musiquinha agonizante do "Psycho" me faz tremer da cabeça aos pés! Mas digo-te que adorei a tua trama e acho que fizeste muito bem em optar por um banho:)
    Gostei da quiche!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  8. Gostei da história dos passaros, mas gostei mais ainda do quiche ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Olá Ilidia! Agradeço a tua participação! Tenho de dizer que és uma mulher corajosa, pois partilhar o íntimo do teu lar com esse Senhor é um acto de bravura! hehe
    Lembro-me tão bem do perturbante 'Pássaros'... Excelente escolha!
    A quiche lorraine, excluíria as carnes, nada de muito difícil de adaptar para vegetariano ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pami Sami, apesar de saber que o teu blogue é vegetariano, só depois de já ter publicado a receita vi que esta deveria, de preferência, ser vegetariana. Peço desculpa pela distração.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Já vi que és uma verdadeira fan, tb gostei muito da tua escolha e do teu jantar! Boa participação...beijo

    ResponderEliminar
  11. Muito Boa Tarde,

    eu reabri um blog de vinhos e todas as informações referidas com a área dos vinhos e gostaria de partilhar o link consigo. O meu blog tem concursos com oferta de garrafas entre outras coisas e tenho a certeza que irá gostar de participar e colaborar.

    espero que me ajude a propagar este grande blog, que sera num futuro próxmo um dos mais visitados em Portugal na área dos vinhos.

    site: http://donarizaboca.blogspot.pt/

    Partilhe o link no seu site e torne-se seguidor no nosso blog.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Adorei este teu post! :-)

    E fico muito, muito feliz por tu e so senhor A.H. gostarem da quiche lorraine sem crosta.

    Beijinhos.

    PS: já agora, a tua salada de favas estava mais que boa. Fico aguardando a receita.

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Que maravilhosa escolha! Esse senhor e os seus filmes são perturbantes, para dizer o mínimo!

    A quiche está linda!

    E eu não conhecia o teu blogue e gostei muito! parabéns!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Gostei mt da receita e do convidado!
    Qd vivia em Portugal, a cortina da banheira era a imagem do Psycho (a sombra com a faca), havia sempre pessoas com medo de entrar na casa de banho :)
    Muito obrigada por mais um excelente participação! E eu a achar que era a única movie nerd por aqui =D

    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.