quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gratidão

Gosto de cozinhar assim. Ir à horta, ao fim da tarde, colher. É sempre com gratidão que o faço. Ao meu pai, que semeou e plantou tudo o que lá temos. Alho francês, acelgas, repolho, brócolos, abóboras, malaguetas... muitos tomates. Todos os dias, muitos tomates, uns maiores, coração de boi, e outros pequeninos, em cachos. O Manel ajuda-me a colhê-los. E vai tecendo comentários, feliz: Que lindos, mãe! Que vermelhinhos! E é com orgulho que transportamos os nossos tomates, livres de adubos e pesticidas. 
É sempre com um sorriso que chego a casa e coloco tudo sobre a bancada da cozinha. Muitas vezes, só nesse momento, ao olhar para os produtos da nossa horta, decido o que vai ser o jantar. 
Este ano, tenho ouvido dizer que não fez verão, que o verão não foi bom. Eu própria já me queixei. Mas estava errada. Ao ver tudo o que a natureza nos dá todos os dias, percebo que o verão tem sido generoso. Em vez de me lamentar pela falta de sol, opto por agradecer tudo aquilo que o verão nos tem oferecido. 


Se visitarem o Receitas ao Desafio, encontrarão o creme de tomate e gengibre que veem na foto.



18 comentários:

  1. Já vi que o Manel sai da horta com o cesto da bicicleta bem carregadinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido isto quase todos os dias. Nem sempre vêm de bicicleta, claro:) Mas quase todos os dias apanho tomates.

      Eliminar
  2. Olá Ilídia!!

    É mesmo um grande orgulho, e uma grande gratidão, poder usufruir dessa "riqueza" que não tem preço.
    O meu pai também tem uma horta, onde cultiva de tudo um pouco, e é um orgulho nesta altura do ano principalmente, poder colher tanta coisa boa.
    Beijinhos do Paraíso "."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada igual, realmente. "Orgulho" é mesmo a palavra. E "gratidão" :)

      Eliminar
  3. Gratidão. A sério. Quase como o texto da Mar no outro dia. O Verão é possível mesmo assim. Mesmo que o tempo não tenha sido tão bom, o Verão acabou por ser generoso. Agradecer só por isso.
    Um beijo com sabor a chutney ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente, a atitude é a mesma. A Mar escreveu sobre a atualidade financeira, eu sobre o mau tempo nos Açores. Em ambos os casos, coisas que perturbam o verão. Mas temos de saber dar a volta e aproveitar o verão, em vez de ficarmos infelizes porque ele não foi como idealizámos.
      Um beijo

      Eliminar
  4. Oi Llidia, que benção de Deus ter essa preciosidade no quintal de casa.Sem quimicas, ou venenos, adoravelmente saborosos e naturais.Parabéns, que sua horta sempre seja farta.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Léia, realmente é muito bom sair e ir à horta colher os legumes e vegetais para o almoço ou jantar. É uma sensação de autonomia indescritível.
      Desejo-lhe o mesmo: tudo de bom.
      Beijos

      Eliminar
  5. Que bom ainda poderes ter esse privilégio e o teu pequeno saber que a fruta e os legumes não nascem nas embalagens do supermercado :)
    Também tenho uma sopa de tomate e cenoura para experimentar. E, agora que os tomates andam aí não há mais desculpas. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manel acompanha o crescimento das plantas com grande entusiasmo. Há meses que vigia, incrédulo, aquilo que eu lhe dizia ser uma abóbora. Agora, que ela já é visível, começou a acreditar em mim :) E tem ido comigo apanhar açaflor. Estes momentos na horta são preciosos.
      Beijos para ti e para as tuas meninas.

      Eliminar
  6. Isso é que é uma horta!!!!! Dá, dá e dá sempre!
    Bela sopinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, começa a dar menos. É normal, o verão está a acabar e, com ele, os produtos da horta.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. É tão bom o Manle poder acompanhar o crescimento dos legumes e tudo o que a horta traz para a mesa :)
    Somos umas sortudas por ter um quintal e pelo que ele nos dá e permite fazer.
    Como este creme de cor luminosa. Um agradecimento ao verão generoso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Penso nisso muitas vezes, quando o vejo a mexer na terra. É das melhores coisas que lhe posso dar :) Somos, realmente, sortudas :)
      Beijinho

      Eliminar
  8. O meu Agosto, ao contrário de muitos outros, tem sido generoso :)
    À falta da horta vou-me contentando com os produtos aqui da aldeia, o que não é nada mau.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mau, mesmo :) Tudo o que for autêntico e cultivado de uma forma mais natural é bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Feliz, essa gratidão. Fizeste bem em recuperar a ideia de Verão. Com coisas da terra. Cultivadas pelo teu pai e pelo Verão. Penso muitas vezes que gostava que um espaço do jardim fosse para estas coisas. Mas está tudo cheio de árvores e outras coisas que lamentaria sacrificar. Para além de que sei que não seria capaz da disciplina que pressupõe ter uma horta. Gratidão, então. Ao teu pai e ao Verão. Que dão coisas que decidem o jantar. E boas memórias ao teu filho.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te perfeitamente. No meu caso, foi diferente, já que a minha casa foi construída para nós. Assim, deu para fazer aquele cantinho. Quanto à disciplina, eu também não sou capaz. Felizmente, o meu pai sim. Eu limito-me a colher :)
      Um beijo.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.