domingo, 9 de dezembro de 2012

O regresso à Biofontinhas e uma manhã de descobertas

Ontem voltei . Matei saudades. Das pessoas e do lugar. Tenho novidades, dissera-me o Avelino ao telefone no princípio da semana. Aparece. E eu apareci, claro. Passeei pelas estufas, o Manel reviu os peixes e eu revi as pessoas que fazem da Biofontinhas um lugar muito especial. 
Ao contrário do que previa, a quinta não estava deserta. Ainda há uns nostálgicos que, como eu, continuam a aparecer. Ou alguém novo que a vai conhecer. Ontem, tive o prazer de conhecer a Sofia Loureiro, autora deste livro, e que tem um blogue que vale a pena visitar, o SoPro Verde. E o Avelino mostrou-nos o seu mais recente projeto: as micro saladas. Vegetais em miniatura. Aipo, ervilhas, favas, endro, milho. Tudo mini. Trouxe uma caixinha com amostras. Cheguei a casa e preparei duas entradas para o almoço: linguiça salteada com micro favas (sugestão do Avelino) e cogumelos salteados com micro couves galegas. Ainda tenho no frigorífico o micro milho (lindo de tão micro:) e as restantes micro hortaliças que trouxe. Amanhã é outro dia.

Linguiça salteada com micro favas
Cortei a linguiça às rodelas e salteei-as com uma colher de azeite. Já com o fogão desligado, juntei as micro favas, temperei com sal e pimenta e servi.

Cogumelos salteados com alho, micro couves galegas e pimenta rosa
Cortei 200 g de cogumelos em fatias. Salteei 2 dentes de alhos, picados, com uma colher de azeite. Juntei os cogumelos e deixei cozinhar. Temperei com sal e a pimenta rosa. Já com o fogão desligado, juntei as micro couves. 

19 comentários:

  1. Que lindo post, fiquei tão triste ao ler o último que escreveste sobre a Biofontinhas. É um sítio que de tanto falares adoraria conhecer. Espero que se venha a concretizar :)
    E fiquei maravilhada com os mini vegetais. E os teus petiscos. Que coisa boa!
    E o post a baixo, super carinhoso. Sabe tão bem fazer os outros felizes. Sorri ao ver e saber que ajudei um pouquinho nessa conspiração tão boa.
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginja, é só vires à Terceira. Terei todo o prazer em levar-te lá. E, pelo que conheço de ti, acho que vais adorar :)
      Em relação ao presente da Mané, ajudaste sim :) Sua conspiradora ;)
      Continuação de bom domingo. Beijos.
      Ilídia

      Eliminar
  2. Espetacular!
    Mas os que me mostraste ontem, e que guardas no frigorífico, pareceram-me ainda mais micro que estes!
    Bjs e até logo ;)
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes também eram bem micro :) Mas, realmente, a fava da segunda foto parece grande. Deve ser porque a foquei. Giro, giro é ver a plantação. Infelizmente, não tinha a máquina. Fica para a próxima.
      Beijos e até logo :)
      Ilídia

      Eliminar
  3. Que pena termos o Atlântico a separar-nos, senão amanhã pedia te para irmos visitar o Sr. Avelino e as suas micros...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Ana Rita, a insularidade tem destas coisas. Amanhã não digo, mas, quem sabe, um dia...

      Eliminar
  4. É bom recordar aquelas memórias que tanto temos estima :)
    Fico feliz Ilídia, por teres lá voltado e encontrado novidades. Parece bem apelativo, essas micro saladas. Adorei as receitas!
    Beijinho grande e boa semana!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltei, encontrei novidades e sabes o melhor? Encontrei um pouco do ambiente dos primeiros tempos, antes de a quinta se tornar tão conhecida, quando éramos só meia dúzia de pessoas. Que bem que soube :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Micro saladas... ora aqui está um conceito engrassadissimo :D
    E a tua sugestão está apetitosa e digna dos dias mais frios ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Su. Também achei graça ao conceito. E que boas que são :)

      Eliminar
  6. Ao ler este post imaginei-te logo lá, no Biofontinhas, a disparar perguntas incessantes ao Avelino. Impulsividades boas, as tuas. Quero dizer-te que adorei o conceito "mini" (também mini em calorias, suponho)e as fotos que estão soberbas.A primeira, com o contraste preto e colorido, a destacar o prato,está deveras artística.
    Umas boas festas para ti e para a tua família. Ja disse à Maria e digo-te o mesmo: o meu menino m. Apareçam.

    P.S. Adorei a foto do Manel junto à árvore de Natal. Apesar do ambiente de desânimo que prevalece no país temos de continuar a acreditar nas pessoas e na capacidade que têm de nos surpreender. Foi um gesto muito altruístico o da Mané.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que foi mesmo "disparar" :) São tão lindos estes vegetais em miniatura. E as experiências que ele faz são interessantíssimas, algumas inéditas, até. O que mais me impressionou foi o milho.
      O nosso menino também mija :)
      Beijinhos para a Terra Chã.

      Eliminar
  7. Há uns anos experimentei umas variações com legumes em tamanho condensado. Gostava do efeito estético. Como nas imagens que deixas. Bom que tenhas regressado a um lugar de que gostas muito. Bom que regresses lá muitas vezes.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me cativou foi mesmo o efeito estético. Mas também sabem muito bem :) Da próxima vez, tenho de levar a máquina fotográfica, pois o efeito deles na terra é espetacular :) Gostei muito de lá voltar e vou tentar voltar muitas vezes, sim. Acho que só lá me apercebi das saudades que tinha :)
      Um beijo

      Eliminar
  8. Que entradas deliciosas, Ilídia!
    Os legumes são mini, mas o sabor, estou certa de que é em grande ;)
    Um beijinho
    Teresa
    PS: o meu pirata mais novo também anda doido com o homem-aranha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa :) O sabor é em grande, sim ;)
      O Manel anda completamente viciado no Spider-man. E encarna a personagem. Veste o fato e salta de sofá em sofá, "para salvar pessoas" :) São tão engraçados :)

      Eliminar
  9. Ambos os pratos ficaram muito bonitos. O sabor dos micro vegetais é igual aos normais ou é mais concentrado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor é semelhante, embora mais suave, na minha opinião.

      Eliminar
  10. Ilidia essa tua Biofontinhas...
    deixa-me fascinada
    beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.