sábado, 27 de julho de 2013

No vulcão


Há dias que estava prometido um passeio dentro do vulcão. O Manel não falava noutra coisa. Aproveitámos o dia sombrio, pouco propício a banhos, e rumámos ao interior da ilha, para mostrarmos o Algar do Carvão ao nosso filho, que é fascinado por lava e vulcões e que já quase consegue dizer extinto sem se atrapalhar.
Pelo caminho, não resisti às montanhas desfocadas pelo nevoeiro. Lindas, as mantas verdes, cobertas de neblina e bordadas pelo azul das hortênsias. Algumas manadas de touros pachorrentos descansavam em terrenos perto da estrada. Seguimos, devagar, a observar o dia cinzento e pouco estival.


dentro do vulcão, começaram as perguntas em catadupa. Nós lá íamos explicando, o melhor que sabíamos. Mas uma resposta dava sempre lugar a mais uma pergunta. Enquanto entrávamos na Terra, íamos ouvindo línguas estranhas. Uma espécie de torre de Babel, ao contrário. Pais a explicar, em francês, o mesmo que explicávamos ao Manel, em português. E grupos de idosos, de sandálias, muito altos e muito louros, a falar alemão. E grupos organizados, que ouviam atentamente um guia, a falar inglês. E nós, a explorar a nossa própria terra e a tentar satisfazer a curiosidade do nosso filho, ávido de descobrir o que o rodeia. 

 
No regresso, deixámo-nos levar pela senhora do GPS, que decidiu guiar-nos pelo caminho mais longo, e fomos parar ao outro lado da ilha. Não nos aborrecemos. Mais fotos, desta vez com o telemóvel, que eu já tinha esgotado a bateria da máquina.





O Manel adormeceu pelo caminho, cansado e satisfeito. Afinal, os dias bons não têm de vir acompanhados de céu azul nem de temperaturas altas. Há muitas formas de fazer o sol brilhar.

Já em casa, preparei este jantar, com as ervilhas tortas e tomates da horta e ovos caseiros.

Ervilhas tortas com ovos escalfados



Ingredientes para duas pessoas:
300 g de ervilhas tortas
1 cebola média
4 dentes de alho
1 malagueta vermelha
2 colheres de sopa de azeite
1 tomate maduro
1 colher de sopa de polpa de tomate
cerca de 1/2 dl de vinho branco 
ervas da Provença
2 ovos

Picar a cebola, a malagueta e o alho e refogá-los no azeite. Juntar o tomate e a polpa de tomate e deixar cozinhar 2 ou 3 minutos, em lume brando. Juntar as ervilhas tortas (previamente arranjadas) e o vinho branco, temperar com sal e pimenta, e deixar cozinhar, com o tacho tapado, durante alguns minutos. Juntar os ovos, polvilhá-los com ervas da Provença e voltar a tapar a panela, para que os ovos cozam. 




 

13 comentários:

  1. Que belo passeio, também eu queria ir conhecer os vulcões. Sou como o Manel, uma apaixonada por estas forças da natureza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom destinho de férias, os Açores. Não há demasiada gente, nem demasiado calor. Tudo moderado, aqui :)

      Eliminar
  2. Hum... que belo passeio. Quase que senti o cheiro da terra molhada, com a tua descrição e fotografias fabulosas! Que bonito que é! Acho que se aí fosse, comportava-me tal e qual o Manel, com perguntas e dúvidas sem fim.
    Obrigada pela partilha, fiquei a conhecer mais um bocadinho daí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada que agradecer, Vera :) Gosto de ir partilhando um bocadinho do que vamos fazendo e gosto de dar a conhecer a minha terra, ainda bastante desconhecida no continente :)

      Eliminar
  3. Um belo passeio, as vossas paisagens são sempre uma inspiração e deixam-me com vontade de volatr muitas mais vezes!
    Estas tuas partilhas são sempre especiais.
    E o Manel sempre curioso e destemido!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta, então :) Guiar-te-ei ao Algar de Carvão e a outros sítios que valham a pena :)
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Tanto sol, minha Ilídia. Muito lindas, as imagens da vossa aventura. Fiquei a pensar que é uma falha enorme ainda não ter ido aos Açores. Adorei as fotografias da estrada com hidrângeas. Muito espontâneas, as flores das ilhas.
    Fico muito feliz por ver a vossa felicidade muito junta. A andar dentro de vulcões extintos e assim:) Destemidos.
    Uma coincidência: fiz ervilhas das outras com ovos escalfados:) Mas vou tentar com estas.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de vir cá. E mostro-te estas estradas com hortências/ hidrângeas :)Cada vez mais gosto do interior da minha ilha. Encontramos lá uma paz e um silêncio muito especiais. Umas férias muito calmas, as nossas. Mesmo de recarregar baterias. E sim, sempre muito juntos. Muito "a três".
      Ervilhas com ovos escalfados é um prato permitido ;)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  5. Realmente parece que tens aproveitado as férias! Boa!!!
    E essa refeição...que apetitosa. Adoro ervilhas tortas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos aproveitado muito bem, sim, Ivone :) Já só tenho ervilhas tortas congeladas. Vou ver se volto a trocar às voltas ao tempo e cultivo ervilhas tortas no inverno :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Sim, a puta da vida é linda, quando acordamos para ela e decidimos aproveitar o que ela tem de bom para nos dar. bjs e boas receitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Carla. Em vez de perdermos tempo a olhar para o que está mal ou para o que não tempos, olhemos antes para o que há de bom!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que belas paisagens, agora que vivo na Terceira reconheci algumas. Coincidência seguir o seu blogue e descobrir que também vive na Praia da Vitória :)
    Boas receitas, são feitas com amor, nota-se :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.