quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Maria Catita

Quando como fora, tenho algum pudor em fotografar pratos. Fico sempre com a sensação de que está toda a gente a observar-me.  Por isso, nunca o faço. Ou muito raramente. 
Estas férias abri uma exceção. Na minha passagem por Lisboa, fui conhecer o restaurante da minha prima Cristina, o Maria Catita. Um restaurante / loja de produtos açorianos de uma picoense (ou picarota :), no coração de Lisboa. Sei que os laços de sangue não me permitem uma grande isenção. No fundo, ia preparada para gostar :) No entanto, éramos sete à mesa e as opiniões foram unânimes: ambiente acolhedor e descontraído, empregados simpáticos e comida muito, muito boa. 
Por isso, se estiverem por Lisboa, não deixem de visitar o Maria Catita. Fica na Rua dos Bacalhoeiros, é vizinho da Fundação Saramago, e serve polvo guisado à moda dos Açores. E vende produtos de cá. Convém reservar mesa. Fomos numa quarta-feira e estava cheio. Bom sinal, não?









Travesseiro de queijo de cabra com espinafres e mel da serra


 Açorda de marisco


 D. Amélia com gelado de nata

Para rematar um jantar destes, uma caminhada pela baixa. Naquela noite, a música de Carlos Gardel guiou-nos até uma rua onde se dançava o tango. Perfeito!



* As três primeiras fotos não foram tiradas por mim. "Roubei-as" da página do Facebook do Maria Catita. Com autorização da dona, claro :)

8 comentários:

  1. Portugal insular deve ser um espectáculo...

    http://fali-vendo-me.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Podes estar certa de que guardei o endereço. Tão bom saber de lugares onde se come bem. Vou a Lisboa daqui a uns dias, para umas conferências no CCB. Hei-de ir jantar/almoçar ao Maria Catita:) E estou com esperanças de que dê para comprar as Donas Amélias. Desde que comemos aquelas que nos ofereceste, que o Vasco diz que os outros doces dentro do género ficam longe longe daquilo. Recusou as queijadas de Sintra e tudo:)

    Um beijo. Obrigada pela partilha deste sítio.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais gostar do restaurante. Come-se bem e tem um ambiente castiço e despretensioso. Se fores ao almoço, pode ser que te cruzes com a Pilar del Rio, que é cliente assídua :)
      Quanto às Donas Amélias, acho que não têm. Se pedires esta sobremesa, dá para matar saudades. E um dia destes, mando-vos mais uma caixinha. Prometido :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Dá mesmo vontade de experimentar ;) Anotado! e parabéns à prima!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, Babette, a minha prima está de parabéns. Pela coragem de abrir um restaurante na época que atravessamos e por o conseguir manter quase sempre cheio :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.