domingo, 21 de setembro de 2014

Pequeno-almoço. Horta. Sol.

Quem costuma passar por aqui conhece o meu gosto pela primeira refeição do dia. Mesmo durante a semana, não há dia em que saiamos de casa sem tomar o pequeno-almoço. Nenhum de nós. É um hábito que o Manel já integrou, apesar de acordar sempre com pouca fome. 
Durante a semana, há menos tempo. Mesmo assim, nunca comemos de pé. Sempre à mesa, a dois ou a três, conforme os horários de cada um. Ao fim de semana, o pequeno-almoço é tomado com vagar, com direito a mimos vários como panquecas, waffles ou bolo. 
O bolo de hoje, cuja receita podem consultar aqui, foi feito para aproveitar duas bananas que definhavam na fruteira. Quanto a mim, optei pelo último vício: pão torrado com requeijão da Quinta dos Açores e mel de rosmaninho. 





Depois de dias frescos e cinzentos, hoje tivemos sol e céu azul. A seguir ao pequeno-almoço, um saltinho até à horta. Da casa do lado, chegava-nos a voz de Paulo Gonzo, a misturar-se com o ruído também rouco da máquina que lavrava a terra, guiada pelo meu pai. A terra está preparada para receber as sementes das cenouras (laranja e rainbow). Daqui a alguns meses, estarão prontas a colher. De tarde, dediquei-me às aromáticas. O outono vem aí com os seus dias sombrios e melancólicos, que nos puxam para casa. Há que aproveitar os últimos dias de verão.





10 comentários:

  1. Delicia de post,de bolo,de imagens,Ilidia. O outono chega aí,com dia mais ensolarado,enquanto por aqui,há 2 dias da primavera,o domingo se mostra cinzento,chuvoso e frio. Como voce,vslorizo muito o café ds manhã,procuro ter sempre um mimo a mesa e assim,o dia tende a começar bem.Desejo uma linda semana para voce,beijinhos no Manel, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras, Kátia. Parece que o tempo anda indeciso em todo o planeta, então :)

      Um bom fim de semana aí no Brasil :)

      Ilídia

      Eliminar
  2. Por cá o pequeno-almoço tb tem lugar de destaque e todos os dias é tomada com relativo vagar (durante a semana o vagar é mais apressado, mas é a vida, lol!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não vale prescindir desta refeição que, de acordo com todos os estudos, é a mais importante do dia. Com mais ou menos vagar, interessa é que não seja ignorada.

      Um bom fim de semana.

      Ilídia

      Eliminar
  3. Adoro ler-te Ilídia,
    sabes bem não sabes? :)
    Adoro pequenos-almoços que podem ser demorados, com direito a todas as coisas boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida :)

      Também eu :) Para ser honesta, adoro todas as refeições, mas tenho um fraquinho especial pelo pequeno-almoço :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Partilho contigo esse gosto especial por pequenos-almoços ;) E durante a semana são tomados assim: sentados à mesa, com o tempo possível mas sem ser apressado. O vosso desse dia estava bem apetitoso. Eu ia às duas coisas: pão e depois bolo ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei que partilhas :) Mesmo durante a semana, é importante que a refeição não seja tomada às três pancadas, como se fosse a despachar. Sempre à mesa, nem que seja só por um bocadinho.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Há qualquer coisa de inconcebível em sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. No meu caso, creio que nem chegava a abrir a porta do carro, dadas as minhas quebras e faltas de açúcar no sangue. Apesar de ser bastante frugal nisto do pequeno-almoço, há bolo todos os dias, como se fosse um mimo quotidiano. Um quadrado pequeno do bolo que fizer para a semana, quando já estou na parte final, a tomar um café invariavelmente forte:)

    E não consigo ter disposição anímica para fazer coisas elaboradas, tão cedo. Tenho bom acordar, mas preciso de tempo e de algum espaço para lidar com o dia a começar.
    Adorei o aspecto consistente deste teu bolo, que não acho piada a bolos secos. Este parece daqueles de que o Vasco gosta muito e esse é um bom argumento:)

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de me deliciar com o teu pão :) Imagino o sabor daquela seleção de ingredientes :)
      Também me custa entender quando ouço pessoas confessar, pelas 11 da manhã, que estão em jejum. Eu também nem me conseguiria aguentar de pé. Como sempre pão (normalmente, é a única refeição em que o como) com compota ou queijo ou requeijão com mel) com café (primeiro, com um pouco de leite e, no fim, preto, bem forte, sempre sem açúcar).

      Um bom fim de semana para ti também.

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.