segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Castanhas

Domingo à noite, copos de vinho no balcão, e um caos de ingredientes que resultaram em pizzas bem saborosas. Tudo feito a quatro mãos. Eu e o meu irmão na cozinha dele, numa preparação demorada, que teve quase tanto de saboroso como o resultado final. 
A abrir o jantar, uma receita feita com as 35 castanhas do meu castanheiro. No ano passado, foram só 10. Este ano, já deu para uma entrada. E, apesar de a luz não ser a melhor, tinha de deixar aqui o registo destas castanhas. Na verdade, luzes mornas de salas acolhedoras não são compatíveis com fotografias bonitas. Principalmente quando o tripé avariou. Mesmo assim, com o auxílio da lata de tomate pelado, lá tirei umas fotos que, estando longe da perfeição, servem para ilustrar a primeira receita feita com as nossas castanhas.

Castanhas com bacon e mel


Ingredientes:
castanhas
sal grosso
mel
bacon, em tiras


Preparação:
Lavar as castanhas e dar-lhes um golpe na horizontal. 
Num tabuleiro, colocar uma camada de sal grosso e sobre este colocar as castanhas.
Assar as castanhas, a 200 graus, cerca de 30 minutos (devem estar duras, pois voltarão ao forno; assim que lhes conseguirmos retirar a pele, devemos retirá-las do forno).
Envolver cada castanha numa tira de bacon e prender com um palito. Pincelar com mel e levar ao forno, a 200 graus, até o bacon estar estaladiço. 


17 comentários:

  1. Olá,Ilídia,boa noite!!!
    Estou encantada em saber que tens um castanheiro em casa.... Adoro castanhas e tudo que se possa cozinhar com elas.Nesta época,quando aparecem por aqui, compro boa quantidade e preparo delicias,alem de come-las simplesmente cozidas ou assadas. Tenho tambem o hábito de congelar uma quantidade para depois das festividades natalinas.
    Estou levando essa tua receita,pois assim ainda não experimentei...
    Que tenhas uma semana muito feliz,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho algumas árvores. Neste momento, apenas o limoeiro e o castanheiro dão fruto. As outras ainda são pequenas e como moramos numa zona ventosa, sofrem muito nos invernos, pelo que crescem pouco.
      Adoro castanhas. Ainda hoje comi ao almoço, em casa dos meus pais.
      Espero que goste da receita.

      Um beijo de boa semana,

      Ilídia

      Eliminar
  2. bela sugestao!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de castanhas, que entrada apetitosa!

    ResponderEliminar
  4. Esse castanheiro ainda vai dar kilos de castanhas, oh se vai!

    ResponderEliminar
  5. As fotografias ficaram lindas:) Mesmo a deixar adivinhar a delícia que deve ser esta hipótese. Podes ter a certeza de que vou fazer umas castanhas destas:) E não vai demorar muito até que sim.

    Obrigada. E um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se visses as figurinhas que eu e o meu irmão fizemos para tirar estas fotografias :) Mas até ficaram apresentáveis ;)
      Espero que faças as castanhas. Souberam mesmo bem!

      Um beijo para ti também.

      Ilídia

      Eliminar
  6. Que bom aspecto. Estou a babar... :-P

    ResponderEliminar
  7. Olá, Márcia.

    Foi uma semana trabalhosa. Com momentos doces pelo meio e com algumas surpresas, umas melhores do que outras :)

    Uma boa semana para si.

    Ilídia

    ResponderEliminar
  8. As fotos não ficaram tão bonitas como as tuas (e os adressos também são muito mais simplistas - como convém qdo se utiliza a cloche no local de trabalho). Mas diz quem provou que a receita está aprovada
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2014/11/castanhas-assadas-com-bacon-e-mel-num.html
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com um bocadinho de inveja desses repastos no local de trabalho ;) Fico feliz que tenham gostado.

      Um beijo.

      Ilídia

      Eliminar
  9. Olá Ilídia,
    Adorei esta sugestão, na verdade fiquei a babar com estas fotos que à primeira impressão me pareceram mais uma sobremesa do que uma entrada!
    E o que é aquele montinho branco por baixo das castanhas com o bacon??
    Obrigado,
    Beijinhos do Paraíso *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, a castanha caramelizada tem aspeto de sobremesa.
      O "montinho branco" é pão :) Pãezinhos caseiros, pincelados com manteiga de alho.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.