domingo, 22 de março de 2015

Arroz de marisco no Dia do Pai

Mais um Dia do Pai celebrado à mesa. É assim que assinalamos as datas especiais. À mesa, com  as ementas preferidas dos homenageados. No ano passado foi bacalhau à lagareiro. Este ano, foi o meu arroz de marisco, que o meu pai tanto aprecia. Um jantar de uma quinta-feira especial, com a família grande reunida, como diz o Manel. A sobremesa esteve a cargo da minha cunhada. A acompanhar o café, houve docinhos de amêndoa vindos do Algarve, cortesia de uma leitora especial :)


Arroz de marisco

Ingredientes para 6 pessoas:
350 g de camarão
1,5 l de água + 750 ml para o fumet
60 ml de azeite
1 cebola grande (desta vez, usei 1 cebola pequena + 4 spring onions)
4 dentes de alho
200 g de tomate pelado
1 dl de vinho branco
300 g de arroz agulha
500 g de marisco (camarão, mexilhão, berbigão, ameijoa...)*
2 caldos de marisco
salsa
sal e pimenta a gosto

* Não costumo comprar a mistura de marisco já feita, pois todas contêm delícias do mar. Costumo comprar o marisco separado e misturá-lo em casa.

Começa-se por fazer o fumet, com as cascas e as cabeças do camarão: na Bimby, é só programar 7 minutos, 100 graus, velocidade 4. Se o fumet for feito no fogão, é só levar tudo ao lume e deixar ferver 10 minutos. No fim, coa-se o caldo e reserva-se.
A seguir, faz-se um refogado com o azeite, os alhos e as cebolas, picados. Junta-se o tomate e o vinho branco e deixa-se cozinhar cerca de 2 minutos, em lume brando. Por fim, junta-se o marisco, o arroz, os caldos de marisco, a água e o fumet. Tempera-se com sal e pimenta, tapa-se o tacho e deixa-se cozer, em lume brando. 
Serve-se polvilhado com salsa picada. Desta vez, como tinha trazido planta do gelo da Biofontinhas, usei-a, para guarnecer. 





10 comentários:

  1. Que bonita homenagem ao pai ;) E sim. As celebrações passam muito pela mesa.
    Um beijo e boa semana, com flores amarelas da cor do Verão ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos, a homenagem é a mesma. Sempre à mesa. Só varia a ementa ;)

      Um beijo para ti também, já a meio da semana :)

      Ilídia

      Eliminar
  2. Tem mesmo um excelente aspecto! É dos meus pratos preferidos e tenho imensas saudades de o comer ahah ;)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostamos muito cá em casa. E os meus pais gostam muito da minha versão :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Olá Ilídia,

    Fiquei duplamente feliz: por ver que, apesar do tempo que demorou, os bolinhos conseguiram chegar inteiros e foram saboreados numa data tão especial!

    Muito bonito o seu gesto, partilhar com a "família grande", como diz o seu filho.

    O que não de admirar, pois todo o post demonstra um grande carinho pelo seu pai: o prato favorito dele, a fotografia pouco nítida mas dele, lá ao fundo.

    Esse é que é o espírito: dar tempo, mostrar carinho. Não comprar qualquer coisa só porque existe a data no calendário.

    Obrigada pelas coisas boas que passam para este lado! E conseguem atravessar o oceano!

    Um beijo do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Chegaram em perfeitas condições. Tal como lhe disse no e-mail, o queijo e o enchido foram devorados logo, enquanto preparava o jantar daquele dia. Já estes docinhos bonitos esperaram pela mesa do Dia do Pai. Muito obrigada pelo seu gesto, Sandra :)
      Quando estava a fotografar o prato de arroz, fumegante, gostei do efeito do meu pai lá atrás, meio escondido pelo fumo que saía do tacho. E apeteceu-me pôr a foto aqui, em jeito de ilustração do dia :)
      Fico muito feliz que goste de vir aqui. As suas palavras também me deixam sempre mais feliz :)

      Um beijo dos Açores,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Ilídia querida!
    Estou, aqui, imaginando o sabor desse arroz...E ainda conta com o tempero especial do Amor!
    Como teu Manel,também gosto muito de comemorar as datas especiais com minha "família grande" e normalmente,nos moldes que mostras nesta postagem. Aqui,no Brasil,comemoramos o Dia do Pai em Agosto,mas penso que faz mais sentido no dia 19 de março, que aliás foi o dia escolhido para o nosso casamento...21 anos de matrimônio!
    Levo comigo mais una receita maravilhosa e a alegria de ver uma família linda,reunida e partilhando momentos tão especias...Parabéns aos pais!
    Beijinhos para o teu Manel e outro para você,linda semana, Katia.
    PS: Fiquei curiosa a respeito dos docinhos que vieram do Algarve,seriam marzipãs? Lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.

      Tinha de fazer o jantar para o meu pai. E tinha de ser um prato de que ele gostasse muito. Na hora de almoço, fui comprar os ingredientes e saí do trabalho a correr, ao fim do dia, para vir fazer o jantar e pôr uma mesa bonita para a "família grande". O meu filho fica sempre tão feliz quando eles vêm todos cá jantar :) Tem uma relação muito especial com os avós e com os tios/ padrinhos. É a única criança da família, acho que dá para imaginar ;)

      Um beijo para si,

      Ilídia

      PS: Sim, os docinhos são de maçapão :) Muito lindos e saborosos. Um lindo remate para este jantar :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.