quinta-feira, 2 de abril de 2015

Caracóis mornos para o lanche

Há receitas que são do frio. As que levam especiarias têm o condão de aquecer, de confortar e de evocar tardes de ócio e mantas quentinhas. Esta é dessas receitas. Estava marcada há muito tempo, mas foi ficando esquecida. Acontece-me muito. Creio que acontecerá a quem gosta de cozinhar e colecionar livros e revistas de comida. Às vezes, basta um estímulo para trazer uma vontade adormecida. Ao ver os caracóis da minha amiga Maria, lembrei-me que tinha estes assinalados num dos livros da Nigella. 
Fi-los anteontem, um dia cinzento, a condizer com forno aceso e cheiro a canela. E com bancadas enfarinhadas e mãos na massa. Como é bom meter as mãos na massa no sentido literal! O resultado foram estes caracóis, perfeitos para comer ao pequeno-almoço ou ao lanche. Ou, para os mais afoitos, ao serão, com uma chávena de chá na outra mão, enquanto se vê uma série viciante

Caracóis de canela noruegueses

Ingredientes:
600 g de farinha 
100 g de açúcar (branco, na receita original; usei amarelo)
1/2 colher de chá de sal
21 g (3 saquetas) de fermento seco ou 45 g de fermento fresco (usei seco)
100 g de manteiga (usei Milhafre, claro)
400 ml de leite
2 ovos 
Para o recheio:
150 g de manteiga amolecida
150 g de açúcar (também usei amarelo)
1 1/2 colher de chá de canela
1 ovo batido para pincelar
1 forma com cerca de 33x24cm, forrada com papel vegetal no fundo e nos lados

Mistura-se a farinha com o açúcar, o sal e o fermento, numa tigela grande. Derrete-se a manteiga, junta-se ao leite e aos ovos e, depois, mistura-se na farinha. Mexe-se para combinar e depois amassa-se, à mão ou com a batedeira, até que esta fique homogénea e elástica (ao amassar, achei que a massa estava muito mole, por isso fui juntando mais farinha, até que esta ficar com a consistência certa). Molda-se uma bola, cobre-se com película aderente e deixa-se levedar 25 minutos.
Estica-se um terço da massa sobre o fundo da forma, que será o fundo de cada rolinho, depois de cozido. Estende-se a restante massa numa superfície enfarinhada, de modo a obter um retângulo com cerca de 50 x 25 cm. 
Misturam-se os ingredientes para o recheio numa tigela pequena e barra-se o retângulo com a mistura. Enrola-se, pelo lado mais comprido, até obter uma espécie de salsicha gigante. Corta-se o rolo em fatias de 2 cm, o que deve dar para cerca de 20 (costumo usar uma tesoura). Colocam-se as fatias alinhadas em cima da massa que está na forma, com a espiral para cima. Se não ficarem muito juntas não há problema, pois vão inchar e crescer. Pincela-se com ovo batido e deixa-se levedar novamente cerca de 15 minutos. 
Entretanto, aquece-se o forno a 200 graus (na receita original, são 230, mas achei demais).
Levam-se os caracóis ao forno cerca de 30-35 minutos, até terem crescido e adquirido uma cor castanho-dourada. Retiram-se da forma e espera-se que arrefeçam (pelo menos o suficiente para não causarem estragos ao comer ;)


Gosto deles assim juntinhos, toscos, rasgados com a mão. No entanto, se preferirem formas mais perfeitas, devem afastá-los mais e eliminar a camada de massa do fundo. 




A contrastar com o aconchego caseiro destes caracóis, imagens do dia primaveril de ontem. Um dia muito azul, a pedir exterior, almoço com vista para o mar e passeios no parque, no meio do verde. 









E hoje a primavera continua. Dia de limpezas, que com dias destes até sabem bem. Ou, pelo menos, não sabem tão mal ;)

4 comentários:

  1. Adorei esses caracóis, têm um aspeto irresistível. E adorei também as tuas fotos. Morro de saudades da Ilha Terceira, ainda hoje o disse ao meu marido! Vivemos aqui ao lado (São Jorge) e sempre que podemos ter uma escapadela é para aí que vamos. Todos os anos dizemos "desta vez vamos aqui, ou ali" mas quando chega a hora H, não sei porquê, é para aí que o coração puxa! Obrigada por me fazeres matar saudades! Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São Jorge também é uma ilha linda. Das mais bonitas do arquipélago, na minha opinião. Já não a visito há uns anos, acho que está na hora de voltar :)

      Uma boa Páscoa.

      Ilídia

      Eliminar
  2. Ilídia querida!
    Esses caracóis estão maravilhosos....E acabo de aprender contigo uma dica imperdivel! Pelo que entendi,usas uma parte da massa para forrar a forma e então, assentas os caracóis, isso impede que o recheio escape pelo fundo....Perfeito! Como não pensei nisso?! Ficaram muito lindos!
    À propósito, lindos também estão os vasos com o tomilho e a orquídea. ..
    Lindas imagens da Ilha, lembro de minha Avó Maria, com seus olhos negros e brilhantes falando de sua Terra tão amada, com saudades....
    Teu Manel está um belo rapazinho! Desejo a vocês uma Páscoa muito abençoada, feliz e doce....Beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.

      A dica é mais da Nigella. Tenho de dar os créditos à senhora ;)
      Tenho plantas e flores espalhadas pela casa toda. Adoro! Vou-as trocando de sítio e as aromáticas também vão variando. No verão, costumo ter manjericão, pois adoro o aroma que liberta.
      As imagens são de um dia muito bem passado. Ficam aqui para recordar :)

      Uma Páscoa muito feliz para si também.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.